Você sabe o que são telômeros?

O que mantém a estabilidade dos seus genes geração após geração?

Por muitos anos, a ciência buscou a resposta para essa pergunta; e ela foi encontrada na extremidade dos cromossomos, em um trecho de DNA que pode ser comparado à fita plástica das pontas dos cadarços de um calçado.

Esse trecho, denominado telômero, tornou-se desde sua descoberta o centro das atenções das pesquisas biológicas em genética do envelhecimento.

Ao longo da vida os telômeros vão se encurtando devido às muitas divisões sofridas pela célula.
Nas células somáticas (não germinativas), ocorre a perda dos telômeros com o passar do tempo, através da replicação celular e por meio de divisões fora de controle, nas situações de estresse, exposição ao fumo, radiações do sol, bem como pela alimentação incorreta e falta de atividade física, por exemplo.

Para cuidar de seus telômeros você deve ter consumo adequado de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina C, vitamina E, selênio, zinco e suplementação de vitamina D, nos casos de insuficiência ou deficiência.

Atividade física regular, quantidades adequadas de proteína e peptídeos de colágeno também ajudam a manter o seu telômero sob medida!
Ficou curioso sobre esse assunto? Elizabeth Blackburn, bióloga americana de 68 anos, ganhadora do prêmio Nobel de Medicina de 2009 é uma das autoras do livro “O segredo está nos telômeros: receita revolucionária para manter a juventude e viver mais e melhor”(BLACKBURN; EPEL, 2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *