img_nutrigene

NUTRIGENE

MISSÃO DA EMPRESA

A Nutrigene tem como missão prestar atendimento de excelência aos clientes, por meio de consultas com profissional nutricionista, especializado em nutrigenômica, visando a prescrição de dietas personalizadas com base no diagnóstico genético, para lhe proporcionar mais saúde e tratar doenças.

A CLÍNICA

Pesquisas recentes revelaram que é possível modificar a característica genética de uma pessoa por meio de alimentos. Ou seja, uma dieta personalizada, desenvolvida de acordo com o mapeamento genético do indivíduo, pode promover saúde, tratar doenças e até reduzir complicações. Esta nova ciência chama-se nutrigênomica. “A alimentação interage com a genética do indivíduo, é como se você ligasse ou desligasse o interruptor genético para o desenvolvimento de doenças, de acordo com os alimentos que você consome”, explica a Dra. em ciência dos alimentos e nutricionista Sandra Soares Melo Dias, que inaugurou em Florianópolis a Nutrigene - Clínica de Nutrigenômica, serviço inovador no Mundo e no Brasil, inédito em Santa Catarina.

A partir do mapeamento genético dos pacientes, Dra. Sandra Melo Dias faz o diagnóstico que vai identificar predisposição para doenças como obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, câncer e mal de Alzheimer, entre outras. Com base nessa análise, a nutricionista prescreve dietas personalizadas que visam proporcionar mais saúde, reduzindo o risco de desenvolver doenças ou, ainda, tratar e minimizar complicações no caso de pessoas que já apresentem sintomas.

NUTRICIONISTA

Dra. Sandra Melo Dias é uma das pioneiras no estudo da nutrigenômica no Brasil. Em 2003 defendeu tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), em que relacionou mutações genéticas - que elevam a taxa de homocisteína no sangue - com complicações cardiovasculares em pacientes portadores de diabetes tipo 2. O estudo comprovou que a ingestão diária de um miligrama de ácido fólico durante três meses reduz drasticamente os níveis de homocisteína no sangue e o risco de infarto e derrame. O ácido fólico está presente principalmente nas verduras escuras, mas, durante o estudo, foi oferecido aos pacientes em forma concentrada. Com essa pesquisa, Dra. Sandra Melo Dias foi a vencedora do Prêmio International Life Sciences Institute (ILSI), concedido pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). A pesquisa competiu com outros 900 estudos dos continentes americanos.

A nutricionista é formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua desde 1998 como docente e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Também ministra aulas nas pós-graduações em Nutrição Clínica e Nutrição Pediátrica e Escolar da Universidade Gama Filho, em vários Estados do Brasil. É membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição desde 1991 e integra a Comissão de Avaliação de Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação de SC.

Curriculum Vitae