Conheça o “suchá” e saiba como ele pode lhe ajudar a dormir melhor

A Fitoterapia vem do grego “phyton” que quer dizer planta e “therapia” que significa tratamento.

Há indícios de que a prática da cura de doenças e ferimentos através das plantas surgiu na pré-história, quando o homem começou a observar a cura de animais através de algumas plantas que consumiam; também há relatos dessa forma de terapia ser utilizada pelos gregos e egípcios.

Mas mesmo sendo uma terapia muito antiga, apenas a partir do século XIX foi que a fitoterapia passou a ser estudada de maneira mais ampla. Assim que a tradição passou a ser ciência os estudos e o aperfeiçoamento da técnica passaram a ser maiores, e a OMS (Organização Mundial da Saúde) já publicou três volumes sobre plantas medicinais.

Os estudos acerca da fitoterapia foram tão bem aperfeiçoados, que em 2006 o governo criou a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Este programa faz parte do SUS e um dos seus objetivos é ampliar as opções terapêuticas e a atenção básica à saúde; atualmente há 2.160 Unidades Básicas de Saúde que disponibilizam fitoterápicos ou plantas medicinais.

Há cerca de 66 plantas reconhecidas pela Anvisa como medicinais/fitoterápicas, abaixo seguem alguns exemplos:

  • Carqueja – Comumente indicada para problemas digestivos e no fígado;
  • Erva cidreira – Utilizada para combater cólicas intestinais e uterinas;
  • Arnica – Ótima para tratar dor e contusões;
  • Babosa – Potente efeito cicatrizante.

Uma ótima receita calmante que contém dois potentes fitoterápicos é a receita de suchá de maracujá!

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de água
– 1 colher de chá de camomila seca (flores)
– 1 colher de chá de melissa seca ou 4 folhas frescas
– 1 polpa de maracujá pequeno

Modo de preparo:

Coloque a água no fogo e assim que ferver desligue, acrescente a camomila e a melissa. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos e coe. Coloque no liquidificador ou mixer o chá preparado de camomila e melissa, acrescente a polpa do maracujá. Apenas coloque no modo “pulse” do liquidificador ou mixer para não triturar as sementes do maracujá, coe e tome frio ou quente uma hora antes de dormir.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *